Seja bem vindo ao Blog da ESCOLA JOSÉ LIMA!!!

A partir de agora pais, alunos e amigos da Escola José Lima, poderão obter informações, ver fotos, acompanhar os projetos e as atividades dos alunos, tudo, via web, através do blog da escola. Nosso Blog tem por objetivo aproximar ainda mais pais, alunos e administração. Participe! Deixe seus comentários nos posts publicados, pois será muito importante sabermos sua opinião sobre tudo o que acontece na escola.
Torne-se um seguidor do nosso blog! Você vai ficar super atualizado!Obrigada por fazer parte da família “José Lima”!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Projeto: Tirando de Letra: resgatando talentos.

Este projeto tem como principal objetivo melhorar a produção de textos dos alunos da 5ª série de nossa Escola.
Existe uma grande dificuldade para incentivá-los a escrever, bem como realizar leituras.
Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar essa realidade.
O nosso desafio, enquanto professores, está em criar situações em sala de aula que permitam aos nossos alunos a apropriação dessa diversidade e, que se pense em como veicular os diferentes textos existentes em nossa sociedade, dentro da sala de aula.
Estando envolvidos, professor e aluno, o resultado será mais um passo dado em prol do aluno.
Dessa forma, acreditamos que haverá uma melhora nas produções de textos e, consequentemente, melhor resultado nos estudos em geral.
Serão trabalhados vários gêneros textuais, entre eles: poesia, prosa, conto, texto instrucional, fábulas, poesia de cordel, etc.
Para dar início ao projeto, foi apresentada esta dinâmica para produção de textos. Deixo esta dica, a qual, encontrei pesquisando na Internet. Adorei!
Dinâmicas para Produção Textual - Quebra-gelo
Objetivos:
Socializar; Observar características de personalidade de cada aluno; Estimular o gosto e prazer pelas aulas de Língua Portuguesa iniciando o trabalho com a nova proposta; Estimular o raciocínio lógico partindo de situações reais as quais expressarão sentimentos; Estabelecer relações entre a vida cotidiana, a fala e a produção escrita; Confrontar diferentes abordagens com um mesmo tema; Produzir textos que sejam significativos.
Desenvolvimento: O professor - dinamizador da atividade oferece uma frase para cada aluno e propõe que completem por escrito procurando expressar seus verdadeiros sentimentos, ideias e opiniões.
Exemplos de frases interessantes para serem completadas:
Caminho sozinho pelas ruas da cidade, olho em volta e observo que...
Hoje eu queria apenas...
É muito difícil nos dias de hoje...
Depois de um dia cansativo eu gosto de...
Ah! Como eu gostaria de...
Meu dia fica completo quando eu...
Quando estou triste, gosto de...
Neste momento a primeira sensação que tenho é...
Quando estou em paz comigo mesmo gosto de...
Como eu gostaria de reviver o dia...
Dias felizes são aqueles em que eu acordo e...
O meu maior sonho é...
A minha felicidade eu gostaria de dividir...
Minha maior alegria é...
Quando estou cansado e quero sair da rotina eu...
Eu me sinto completamente feliz quando...
Quando eu cheguei a esta sala o detalhe que mais me chamou a atenção foi...
Nesta cidade a gente passa, a gente olha, a gente...
Quando abro a janela do meu quarto eu vejo...
Se o tempo voltasse atrás eu gostaria...
Num segundo momento, após todos terem completado suas frases, de preferência com a turma sentada em círculo, para que torne o clima mais propício e um ambiente mais informal, propor que leiam a frase já completa.
Após todos terem apresentado suas frases é interessante debater sobre cada uma delas provocando os alunos a darem suas opiniões e expressarem seus sentimentos, indagando: _ Alguém faria o mesmo? _ Quem faria diferente? _ O que? _ Qual frase mais achou legal? _ Você a completaria assim? _ Foi difícil a tarefa? Entre inúmeras perguntas... O professor pode aumentar ou diminuir as perguntas e o debate de acordo com o interesse da turma e o tempo disponível. A terceira etapa é mais individual todos devem completar todas as frases, lembrando ao professor que deve frisar a importância de colocar sua verdadeira opinião, o que passou exatamente em sua mente ao ler o início da frase. A partir desta atividade os alunos perceberão que a escrita nada mais é que uma forma de registrar para posteridade e para que outras pessoas possam ter acesso, seus pensamentos, ideias, falas, sentimentos.
O professor pode corrigir gramaticalmente e ortograficamente, juntamente com os alunos, cada frase caso sinta que há necessidade e que permanece o interesse pela atividade.
Interessante: Caso haja o engajamento e interesse esperado por parte dos alunos, pode ser elaborado um texto coletivo, aonde o professor através das falas, opiniões dos alunos vai reproduzindo por escrito em um cartaz ou no próprio quadro, orientando sempre, procurando usar ideias e frases de todos, um texto maior: Uma Composição ou Redação propriamente dita.
Neste caso, os alunos se interessam, pois quem escreve é o professor, mas são eles que produzem a ideia do texto, evita a preguiça de elaborar sua composição pois a está fazendo em grupo, falando e de maneira mais informal.
Com as devidas orientações do professor, ao término todos os alunos serão autores do texto, e certamente, será gratificante e natural que todos desejem copiar o resultado final.
Durante todas estas etapas o professor terá inúmeras chances de trabalhar ortografia e gramática, sem que os alunos sintam uma simples transmissão ou "decoreba" de conhecimentos. Cabe ao professor – dinamizador da atividade saber conduzi-la para que seja útil e proveitosa. O professor será o facilitador de todo um processo de ensino – aprendizagem da Língua Materna e não um mero transmissor.
Será, sem dúvida, uma experiência agradável, diferente e prazerosa para todos.
                                                                                              Professora:
x_3b5631c9
totalgifs.com barrinhas gif gif user.gif

Um comentário: